Após diversas leituras nos campos
indicados na plataforma, analise dos trabalhos desenvolvidos ao longo dessas
semanas e algumas leituras complementar na internet. Não podemos negar que o uso da máscara
na Commedia dell'arte foi extremamente importante, tanto que ficou conhecida
como Commedia delle Maschere.
Entendi que a comédia Dell’Arte mesmo sem grandes recursos com sua
simplicidade e talento humorístico foi considerada um fenômeno artístico
social de identidade própria marcando elevando a história do teatro. A commédia dell’arte significa
literalmente comédia “da habilidade”. Este gênero teatral que durou
aproximadamente dois séculos e meio exerceu grande fascínio por quase toda a
Europa, o mais interessante da época era que o improviso marcou a história da
comédia apresentada nas praças, imagino que ao ar livre para todos, somente com
o tempo passou a ser apresentado no teatro, em prédios. O que mais poderia se notar
era a visitar da família no teatro.
Um fator muito importante
de ser registrado é que, “Embora a participação feminina fosse importante na
comédia, às mulheres não usavam máscaras, e seus papéis estavam confinados às
jovens amantes e as escravas”.
“Desse modo, pela primeira
vez na Europa, com a Commedia dell'arte, uma companhia teatral era
caracterizada por constituir um grupo de atores que viviam exclusivamente de
sua arte. Era estabelecida assim uma organização nova, com atores
especializados e bem treinados para exercer o seu ofício”.
A Máscara proporcionava o
imediato reconhecimento do personagem pelo público. Os sentimentos, o estado de
espírito desses personagens, necessariamente engajava todo o corpo do ator,
propondo um jogo dinâmico, direto, essencialmente teatral”. Sendo assim, alguns
personagem merecem ser descritos, são eles:
Arlequino
ou (Arlequim)
Entre os zannis, Arlecchino,
proveniente de Bergamo, era a máscara mais popular. Inicialmente segundo zanni,
transformou-se pouco a pouco em primeiro, encarnava uma mistura de esperteza
com ingenuidade, estando sempre no centro das intrigas. Usava inicialmente uma
roupa branca e um cinturão, onde carregava um bastonete de madeira, calças
brancas, chinelos de couro e gorro branco. Supõe-se que, com o tempo, essa
roupa foi ganhando remendos coloridos e dispersos. Muitos estudiosos dizem que
a origem do nome Arlecchino está na palavra Hellequim – o chefe
dos diabos que comandava um bando de espectros e demônios. Hellequim
teria se transformado em Herlequim e posteriormente, em Harlequim.
Pulcinella (Polichinelo)
Outro zanni que já existia
do carnaval de Nápoles e passou a fazer parte da Commedia dell'arte foi Pulcinella.
Sua corcunda e ventre são proeminentes, sua máscara traz um nariz em forma de
bico e sua voz era estridente, lembrando uma ave.
Dottore (Doutore)
O Dottore, que
podia aparecer como amigo ou rival de Pantalone. Era pedante,
normalmente advogado ou médico, falava em dialeto bolonhês intercalado por
palavras ou frases em latim. Gostava de ostentar a sua falsa erudição, mas era
enganado pelos outros por ser extremamente ingênuo. Era um marido ciumento e geralmente
corcunda. Sua máscara era um acento que só marca a testa e o nariz.
Pantalone (magnífico)
Não podemos esquecer que na comédia tivemos vários
personagens que contribuíram para o teatro como Pantalone, por exemplo,
tem a postura fechada. Suas pernas são juntas, os pés ligeiramente abertos e os
joelhos flexionados por causa da idade. Sua cabeça e seu quadril são para
frente, deixando claro que seu apetite sexual parte da cabeça. Seu abdome é
para dentro, revelando sua possessividade, e ainda que o instinto alimentar não
seja seu problema. A máscara neste caso, seja por sua cor negra e por não
propor uma caracterização tão rígida na sua expressão, possibilita que o
personagem transite de um sentimento a outro com maior liberdade. São as
circunstâncias nas quais o personagem se encontra que definem o tipo
representado.
Enamorados
Os enamorados eram
representados por homens e mulheres “belos e cultos”, elegantes literários, não
usavam mascaras e suas vestimentas seguiam o padrão da moda atual. Comumente na
trama a enamorada era cortejada por dois pretendentes um velho e um jovem. Este grupo dançava cantavam e
recitavam poemas.
As criadas, não usavam
máscaras. Elas geralmente ficavam a serviço da enamorada. Normalmente
eram jovens, de espírito rude e sempre pronto a criar intrigas. Outras vezes
eram mais velhas e podiam ser donas de uma taberna, a mulher de um criado ou
objeto de interesse de um velho.
Referencias:
Slide
Comédia Dell’Arte (plataforma – tópico 10)
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