Após
ler todo o material disponibilizado para esta semana, compreendi que a máscara é vista como um instrumento de desenvolvimento da
gestualidade do ator. Como diz Dario Fo, "a máscara é um extraordinário
instrumento de síntese”.
Consegui perceber
a importância das mascaras para o teatro. O Grupo Moitará dedica-se ao desenvolvimento
de uma metodologia de trabalho, que pensa a Máscara Teatral enquanto um
elemento essencial, uma invenção que se coloca a serviço da vida. Ela, é um elementos
de comunicação capazes de transmitir saberes. E, no teatro, ela, não é um
simples objeto artístico para cobrir o rosto, substituindo o trabalho de ator.
Ela faz parte de um contexto.
Máscaras larvárias.
São rostos inacabados, formas simplificadas da
figura humana, que remetem ao primeiro estado dos insetos. Fazem parte do grupo
de Máscaras inteiras e silenciosas, que não permitem a voz, mas exprimem a
essência da palavra falada através das ações. Têm um jogo largo, normalmente
orientado pelo nariz.
Máscaras
Expressivas.
São Máscaras de feições mais
elaboradas, com definições de caráter, que traduzem estados de ânimo. Pertencem
à categoria das Máscaras silenciosas, onde a palavra, por sua vez, está oculta
na ação física do personagem. Seu jogo é minucioso e objetivo, podendo ser
enriquecido com a presença da contra máscara, direção inversa ao caráter
principal da Máscara.
Máscaras
Abstratas.
São máscaras inteiras de formas
geométricas, sem menção animal ou humano, que propõe ao ator um jogo acrobático
e abstrato criado a partir das linhas de força da máscara, relacionando-se com
o espaço.
Máscara
Neutra.
A Neutra é uma Máscara de fisionomia
simples e simétrica, sem conflitos, que propõe ao ator ampliar todos os seus
sentidos. Através do silêncio ela se relaciona com todo o universo presente. A
Máscara Neutra não é um personagem, é um estado que se apoia na calma e na
percepção, fontes de vida para todas as outras Máscaras. Através dela o ator
entende o que é um corpo decidido, presente, vivo dentro de um estado de
representação, fora das convenções.
Meias-Máscaras.
São Máscaras falantes que cobrem
somente a parte superior do rosto. Geralmente representam "tipos-fixos”,
podendo condensar nelas vários personagens. Seu jogo propõe ao ator encontrar
um corpo e uma voz que se ajustem ao propósito do personagem e da situação, levando
o texto para além do cotidiano.
Tipos populares.
Atualmente o Moitará vem desenvolvendo
um trabalho com Máscaras representativas de “tipos” popular brasileiro,
buscando encontrar a fisicalidade e a vocalidade sugeridas pelas Máscaras, suas
características típicas, assim como seus contextos culturais.
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