domingo, 4 de novembro de 2012

Várias formas de máscaras



            Após ler todo o material disponibilizado para esta semana, compreendi que a máscara é vista como um instrumento de desenvolvimento da gestualidade do ator. Como diz Dario Fo, "a máscara é um extraordinário instrumento de síntese”.
            Consegui perceber a importância das mascaras para o teatro. O Grupo Moitará dedica-se ao desenvolvimento de uma metodologia de trabalho, que pensa a Máscara Teatral enquanto um elemento essencial, uma invenção que se coloca a serviço da vida. Ela, é um elementos de comunicação capazes de transmitir saberes. E, no teatro, ela, não é um simples objeto artístico para cobrir o rosto, substituindo o trabalho de ator. Ela faz parte de um contexto.
                                           Máscaras larvárias.     
 São rostos inacabados, formas simplificadas da figura humana, que remetem ao primeiro estado dos insetos. Fazem parte do grupo de Máscaras inteiras e silenciosas, que não permitem a voz, mas exprimem a essência da palavra falada através das ações. Têm um jogo largo, normalmente orientado pelo nariz.
  
Máscaras Expressivas.
São Máscaras de feições mais elaboradas, com definições de caráter, que traduzem estados de ânimo. Pertencem à categoria das Máscaras silenciosas, onde a palavra, por sua vez, está oculta na ação física do personagem. Seu jogo é minucioso e objetivo, podendo ser enriquecido com a presença da contra máscara, direção inversa ao caráter principal da Máscara.

Máscaras Abstratas.
São máscaras inteiras de formas geométricas, sem menção animal ou humano, que propõe ao ator um jogo acrobático e abstrato criado a partir das linhas de força da máscara, relacionando-se com o espaço.
  
Máscara Neutra.
A Neutra é uma Máscara de fisionomia simples e simétrica, sem conflitos, que propõe ao ator ampliar todos os seus sentidos. Através do silêncio ela se relaciona com todo o universo presente. A Máscara Neutra não é um personagem, é um estado que se apoia na calma e na percepção, fontes de vida para todas as outras Máscaras. Através dela o ator entende o que é um corpo decidido, presente, vivo dentro de um estado de representação, fora das convenções.

Meias-Máscaras.
São Máscaras falantes que cobrem somente a parte superior do rosto. Geralmente representam "tipos-fixos”, podendo condensar nelas vários personagens. Seu jogo propõe ao ator encontrar um corpo e uma voz que se ajustem ao propósito do personagem e da situação, levando o texto para além do cotidiano.
  
Tipos populares.         
Atualmente o Moitará vem desenvolvendo um trabalho com Máscaras representativas de “tipos” popular brasileiro, buscando encontrar a fisicalidade e a vocalidade sugeridas pelas Máscaras, suas características típicas, assim como seus contextos culturais.

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